Seja bem vindo!

●๋•__ Grandes realizações tiveram início com apenas um sonho e era que um dia este sonho se tornaria realidade. Então, vá em frente e acredite! Ouse sonhar!__ °.•

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Cristão e Policial do BOPE

Oi gente!
Estou extremamente feliz por poder compartilhar essa matéria sobre esse Homem de DEUS, pois, eu participei recentemente no domingo dia 10/11/2013 de uma Palestra para Advogados, pois estou cursando a Faculdade de Direito, e tive o prazer de conhecer sem saber que o sargento Luiz André Monteiro era servo do DEUS VIVO. Aleluia!

Leiam...

'Se queres a paz, prepara-te para guerra'. Pode trazer estranheza esta frase estampada em latim na parte de trás da camisa preta de integrantes de uma banda gospel, mas é bem explicada nesta entrevista. A banda Tropa de Louvor é formada por membros dos "Caveiras de Cristo", policiais evangélicos que integram o Batalhão de Operações Especiais (Bope).

O BOPE do Estado do Rio de Janeiro foi criado em 1978, inicialmente chamado de Núcleo da Companhia de Operações Especiais. Conhecido por ser a tropa de elite e não entrar em confronto para perder, O BOPE ficou muito popular através do Filme Tropa de Elite e também devido aos últimos acontecimentos desta semana, na invasão à Vila Cruzeiro e ao Complexo do Alemão no Rio de Janeiro .

É o sargento Luiz André Monteiro, baterista da Tropa de Louvor que fala sobre ser cristão e policial do BOPE nesta entrevista concedida a Renata Gonçalves do departamento de comunicação da Igreja Getsêmani.  

CG: Dentro do BOPE, o que é mais difícil para um cristão?

Monteiro: Na verdade não encontramos dificuldades neste projeto graças a Deus, os policiais têm nos apoiado, tendo em vista que Deus tem transformado vidas. 

CG: O que passa na sua cabeça, quando em combate, acontece uma situação: "eu mato ou morro"?
Monteiro: Essa pergunta é uma pergunta que não se cala, somos policiais e estamos aqui para cumprir e fazer cumprir a lei, o Código Penal não nos autoriza, mas prevê  "excludente de ilicitude"; quando em legítima defesa, sua e de outrem, venha infelizmente tirar a vida de um marginal, um traficante; isso quando for dentro da lei.
CG: Como surgiu a idéia de formar a banda?
Monteiro: A idéia surgiu há um ano e meio atrás, quando começamos a construir a comunidade evangélica do BOPE e tivemos a vontade no nosso coração de louvar a Deus, então compramos instrumentos musicais, e Deus foi suprindo a nossa necessidade, daí surgiu o ministério Tropa de Louvor. 
CG: Os integrantes da Tropa de Louvor são da mesma igreja?
Monteiro: Não, existe uma diversidade de denominações. Sou da Igreja Transformando Vidas e no ministério temos batistas, assembleianos e alguns irmãos da quadrangular.
CG: Fale sobre o mais novo CD que vocês gravaram.
 Monteiro: Sou suspeito para falar, mas acho muito legal. Na verdade, não tínhamos intenção de gravar esse CD, queríamos louvar a Deus e as pessoas começaram a ouvir e nos perguntar onde poderiam adquirir os nossos louvores.

Respondiamos que não tinhamos CD, que o Espiríto Santo havia nos dado as canções, e elas insistiam que devíamos gravar. Então, surgiu no nosso coração o desejo de gravar o CD, para que as pessoas pudessem ter os louvores. Esse CD tem ajudado e muito, principalmente dentro das comunidades carentes, onde atuamos.

CG: Comente a frase inserida na camisa que vocês usam. "Se queres a paz prepare-se para a guerra."
Monteiro: Vou falar do nosso símbolo que é a caveira com o punhal. Na verdade para muitas pessoas a caveira é sinônimo de morte, quando cravamos em cima dela o punhal, significa a vitória sobre a morte. O nosso símbolo não significa morte e sim a vitória sobre ela. A vitória sobre as dificuldades que aparecem no dia a dia.

A frase "Se queres a paz prepare-se para a guerra, é o que o nosso Senhor nos ensina. Se queremos a salvação, temos que nos preparar espiritualmente, para conquistá-la. Vivemos numa guerra espiritual, não somente numa guerra física, por isso se queres a paz prepare-se para a guerra, se queres a salvação, busque e lute por ela.
CG: Como separar o stress do dia a dia do contexto familiar?
Monteiro: Através da Palavra de Deus. Temos passado isso para os outros policiais que ainda não se converteram. Muitos deles no nosso batalhão, quando estão passando por dificuldades/stress nos procuram, e nós os aconselhamos. Temos visto vidas e casamentos restaurados através desse ministério.
CG:Em algumas famílias, os filhos tendem a seguir a profissão dos pais, dado a repercussão benéfica que o filme trouxe a organização, jovens de todo país gostariam de ser um policial do BOPE. Observando os prós e os contras (risco de vida eminente na profissão) e se um filho seu resolvesse ser um policial do BOPE?
Monteiro: Se meu filho quiser ser um policial do BOPE, poderá sê-lo tranquilamente. Quando entrei para a PM, visava ser um policial do BOPE. Por ter passado nos primeiros lugares na policia, pude optar para onde queria ir e optei pelo BOPE. Estou lá há 16 anos e aconselho a qualquer pessoa, que é policial e queira entrar no BOPE, que realmente entre. Estamos precisando de pessoas de valor.
CG: Como os outros países vêem a atuação do BOPE?

Monteiro: O BOPE é considerado, a maior tropa de combate urbano do mundo, toda a imprensa internacional diz isso e os grupos internacionais também. Creio que dado a nossa geografia e o poderio bélico que os traficantes usam no Rio de Janeiro, desenvolvemos técnicas que em nenhum país, foi desenvolvido.

Somos bem recepcionados, quando vamos a outros países como a Espanha, Portugal, EUA, Israel - sempre mantemos intercâmbio com eles. Há sempre uma reciprocidade de técnicas, experiências.

Em combate saímos com intenção de preservar vidas. Fazemos de tudo, para levar o traficante, o marginal preso, porém quando existe resistência com arma de fogo, agimos em legítima defesa. Eventualmente um traficante pode ser baleado e isso não significa que ficamos felizes com isso, ainda mais que cremos que a vida ceifada, poderia ter aceitado a Cristo.

Através do nosso ministério, temos visto traficantes largando o tráfico, e se entregando ao Senhor Jesus Cristo. Isso não tem preço.

Entrevista cedida gentilmente pela Igreja Getsêmani .
Visite o site da banda do BOPE: http://www.tropadelouvor.com.br/
URL: http://www.institutojetro.com/entrevistas/entrevistas/cristao-e-policial-do-bope/
Site: www.institutojetro.com
Título do artigo: Cristão e Policial do BOPE

by:mangasafra

Nenhum comentário:

Postar um comentário