Seja bem vindo!

●๋•__ Grandes realizações tiveram início com apenas um sonho e era que um dia este sonho se tornaria realidade. Então, vá em frente e acredite! Ouse sonhar!__ °.•

sábado, 4 de outubro de 2014

Como reconhecer um verdadeiro líder

Oi gente!
Acautelai-vos dos falsos profetas e falsos mestres disse Jesus para cada um de nós em sua Palavra.
E a respeito da liderança nós precisamos também prestara atenção, pois um verdadeiro líder se conhece por suas obras.
Leiam...

A melhor forma de saber se uma pessoa está exercendo sua função de líder de maneira eficaz ou não, é observando o motivo pelo qual as pessoas a seguem. É muito fácil conseguir seguidores quando a fidelidade está atrelada a algum benefício, ou quando os seguidores dependem de seu líder para sobreviver, como acontece em alguns lugares de trabalho.

O grande desafio é fazer com que pessoas sigam nossos passos ou diretrizes de liderança, sem oferecer-lhes nada em troca, a não ser aquilo que somos – líderes. A igreja é bom lugar onde podemos colocar em prática a liderança por influência e não por conveniência.

Agrupar um grande número de pessoas e organizá-las de forma que trabalhem por uma mesma causa (Evangelho de Cristo), sem renumerações e acima de tudo pedir a eles que façam esse trabalho da melhor maneira, é um desafio que somente os verdadeiros líderes aceitam.

Jesus é o maior exemplo de liderança, formou a partir de doze pessoas, a maior organização que já existiu, a longevidade dessa organização tem rompido a barreira dos séculos, e sua forma de liderar tem servido de inspiração e exemplo a serem aplicados em áreas de nossa vida pessoal, ministerial e até por grandes empresas.

Mesmo não renumerando financeiramente seus seguidores, Jesus recebeu em troca as maiores provas de fidelidade por parte de seus seguidores. No entanto, muitos homens e mulheres de Deus, também tiveram a oportunidade de colocar a prova sua liderança, ao não oferecer nada mais que as suas próprias vidas. Foi assim que elas descobriram o motivo pelo qual haviam sido chamadas por Deus. Dentre vários exemplos Bíblicos quero destacar a vida de Noemi.

E por que ela? Porque mesmo não tendo nada que oferecer a sua nora Rute, por ser velha (como ela mesma menciona; cf. Rute 1.12) e por não saber o que lhe reservava o futuro, conseguiu influir de tal forma na vida de Rute, que já não a quis deixá-la.

Analisando sua história pude identificar as quatro principais maneiras de influir na vida das pessoas:
1° – Conquistando o respeito daqueles que vivem sob nossa liderança.

Quantos liderados não escapariam das “garras” de seus líderes se tivessem a oportunidade? Se fosse apresentado aos trabalhadores de uma empresa, a oportunidade de seguirem recebendo seus respectivos salários com a opção de ficarem em casa ou mudar de ambiente de trabalho, muitos sairiam correndo, agradecidos por não terem que suportar mais, as terríveis experiências ao lado de seus chefes, que muitas vezes não são líderes.

Rute poderia ter escolhido permanecer em sua terra, mas escolheu seguir seu caminho ao lado de sua sogra, que sem dúvida havia ganhado o respeito de sua nora.

“… porque aonde quer que tu fores irei eu…”. (Rute 1.16)


2° – Oferecer um plano de crescimento para aqueles que desfrutem estar sob os efeitos de nossa liderança.

Disse, porém, Rute: Não me instes para que te abandone, e deixe de seguir-te; porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus;
Onde quer que morreres morrerei eu, e ali serei sepultada. Faça-me assim o Senhor, e outro tanto, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti.

Rute 1:16-17

Junto com o respeito adquirido, o verdadeiro líder deve oferecer um plano de crescimento de longo prazo para todos aqueles que queiram estar ao seu lado. Ao ver as palavras de Rute, podemos dar-nos conta que ela estava decidida a seguir Noemi, não por um dia, uma semana, mas até a morte.

Talvez nem mesmo a própria Noemi entendesse o porquê de aquela jovem estar tão decidida em segui-la. A melhor forma de comprovar nossa capacidade de liderar é obtendo a confiança das pessoas, expressa em atitudes de afirmação e aprovação de nossas habilidades.
3° – Um verdadeiro líder sempre está em busca de novas oportunidades, de soluções para problemas que tragam benefícios a todos em sua volta.

Qualquer líder se sente a vontade para liderar em épocas de abundância, de segurança e caminhos abertos, mas, o que fazer quando o único que temos para oferecer é a fé que tudo terminará bem?

Noemi acabara de perder seu esposo, seus filhos e a causa disso teria que voltar a sua terra – Belém. Um futuro incerto, nada atraente para que as pessoas desejassem realizar uma viagem rumo ao desconhecido com ela. Mas Rute aceitou.

Paradoxalmente, são nos momentos mais difíceis que os líderes aparecem. A coragem de Noemi em querer recomeçar uma nova vida em sua terra, serviu a Rute como uma prova de que ela era uma grande líder.
4° – Um verdadeiro líder sempre oferece a mesma proteção que está sobre sua vida àqueles que o seguem.

“O Senhor retribua o teu feito; e te seja concedido pleno galardão da parte do Senhor Deus de Israel, sob cujas asas te vieste abrigar.”
Rute 2:12

Rute decidiu seguir a Noemi, devido a sua capacidade de refugiar-se em Deus, já que em todo o tempo – em que Rute esteve em sua casa – ainda na terra de Moabe, pôde descobrir que a força propulsora na vida de um verdadeiro líder está no Deus que ele (a) confia.

Não se esqueça:
Ganhe (não imponha) o respeito das pessoas;
Ofereça um plano de crescimento a elas;
Busque soluções para os problemas e sai em busca de novas oportunidades;
Confie em Deus e transmita (ensine) essa confiança.

Colocando em prática esses princípios, poderemos dar os primeiros passos rumo a uma liderança efetiva.

Deus abençoe,
by:marcelosafra

Nenhum comentário:

Postar um comentário